Fotos antigas e história do bairro Centro Cívico

O nome significa Centro do Cidadão ou, com uma interpretação mais dirigida, centro onde se resolvem os assuntos relacionados ao cidadão.

Eliel Nogueira - Atualizado: 04/05/2020

Fotos antigas e história do bairro Centro Cívico

O nome atual do bairro surgiu durante os anos 40, quando o urbanista francês Alfred Agache, dentro de suas propostas para o novo Plano Urbano de Curitiba, propôs a criação do Centro Cívico.

O Plano Agache concebia a área como uma praça de características especiais, de edifícios destinados aos altos órgãos da administração Estadual, que além da função de centro de comando, pudesse bem denominar-se como a sala de visita da cidade, apresentando um conjunto de arquitetura especial em harmonia com o tratamento paisagístico da ampla praça central.

Centro Cívico é um bairro do município brasileiro de Curitiba, capital do estado do Paraná, onde os principais prédios governamentais estão localizados.

O nome significa Centro do Cidadão ou, com uma interpretação mais dirigida, centro onde se resolvem os assuntos relacionados ao cidadão.

O projeto nasceu inspirada nos civic centers americanos, e foi o primeiro do Brasil.

O Palácio Iguaçu é a principal construção do centro administrativo da cidade de Curitiba, bem como o centro administrativo do estado do Paraná.

No início dos anos 50, o engenheiro civil Bento Munhoz da Rocha Neto assumiu o governo do Estado e resolveu concretizar a ideia de destinar um local especial aos altos órgãos da administração Estadual.

Sua ideia era de marcar o centenário de criação do Estado do Paraná, que ocorreria em 1953, com a inauguração de uma série de prédios públicos (entre os quais, além do Centro Cívico, o Teatro Guaíra e a Biblioteca Pública do Paraná).

Dava-se início à construção do primeiro Centro Cívico do Brasil.

Centro Cívico Área: 0,97 km² População: 4.767 hab.

Densidade: 49,40 hab/km² Bairros Limítrofes: Ahú, Alto da Glória, Bom Retiro, Centro, Juvevê e São Francisco.

Principais Vias: Avenida Cândido de Abreu Rua Deputado Mário de Barros Rua Mateus Leme Rua Marechal Hermes Rua Manoel Eufrásio Pontos de referência: Palácio Iguaçu Bosque do Papa Museu Oscar Niemeyer Palácio das Araucárias Palácio 29 de Março Shopping Mueller Memorial Árabe Assembleia Legislativa do Paraná Tribunal de Justiça do Paraná Praça Nossa Senhora de Salette Praça Didi Caillet

Resultados encontratos para Centro Cívico Centro Cívico: 0

Referência: Wikipedia 1146
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Fotos antigas e história do bairro Centro Cívico ?

0.05