Fotos Antigas e História do bairro Cabral

Teve a contribuição da família Cabral que fez a doação do terreno e inspirou o futuro nome do bairro

Eliel Nogueira - Atualizado: 04/05/2020

Fotos Antigas e História do bairro Cabral

O antigo Cabral já constava nos relatos históricos datados do final do século XIX, quando foi erguida a primeira capela consagrada ao Senhor Bom Jesus, no alto da região.

Teve a contribuição da família Cabral que fez a doação do terreno e inspirou o futuro nome do bairro.

As festas religiosas do Senhor Bom Jesus arrecadavam fundos para a construção da nova igreja nas proximidades da antiga capela e que passou a ser chamada de Senhor Bom Jesus do Cabral.

No início do século XX, em 1912, os padres passionistas se estabeleceram na região.

O crescimento do bairro estava associado aos antigos caminhos, atualmente denominados Avenida Munhoz da Rocha e Avenida Anita Garibaldi.

A antiga Avenida Anita Garibaldi, em meados do século XX, constituía-se como divisa entre os bairros Ahú de Baixo e Ahú de Cima, motivo pelo qual o prédio da Prisão Provisória de Curitiba, hoje situado no Cabral, ficou mais conhecido como Prisão Provisória do Ahú.

Outro referencial existente na abrangência do bairro Cabral é a sede do Graciosa Country Club, fundado em 1927, que teve a mesma denominação do seu antigo e importante acesso frontal, a Estrada da Graciosa.

A um fato marcante e também trágico na história do bairro Cabral.

Uma explosão ocorreu na tarde do dia 2 de setembro de 1976, quando o caminhão da Expresso Catarinense Transportadora, teve um principio de incêndio e provocou a detonação do material explosivo que transportava (1.500 kg de dinamite), resultando em mortes, feridos e danificando lojas comerciais, escolas, a fábrica de bolachas Lucinda, e mais de noventa residências, além de abrir uma cratera de 3,5 metros de diâmetro por 4 de profundidade na Rua São Luiz.

O então prefeito de Curitiba, Saul Raiz, decretou estado de calamidade pública para o município e o Presidente da República, Ernesto Geisel, enviou o ministro da Educação e Cultura, Ney Braga, para acompanhar o ocorrido, enquanto os desabrigados foram alojados no antigo ginásio do Clube Atlético Paranaense.

Cabral Área: 2,04 km² População: 11.720 hab.

Densidade: 57,45 hab/km² Bairros Limítrofes: Ahú, Bacacheri, Boa Vista, Hugo Lange e Juvevê.

Principais Vias: Avenida Nossa Senhora da Luz Avenida Munhoz da Rocha Avenida Anita Garibaldi Avenida Paraná Rua dos Funcionários Rua Quintino Bocaiúva Rua Belém Rua Coronel Amazonas Marcondes Rua Deputado Joaquim José Pedrosa Pontos de referência: Graciosa Country Club Faculdade de Artes do Paraná Emater Terminal do Cabral Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal Praça Suíça Presídio Provisório do Ahu Igreja do Cabral

Resultados encontratos para Cabral Cabral: 2

Referência: IPPUC, Wikipedia 1050
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Fotos Antigas e História do bairro Cabral ?

0.02