Fotos antigas e história do bairro Ahú

O bairro curitibano Ahú tem seu nome associado a índios que viviam na cidade há muitos anos.

No século XlX, em

Eliel Nogueira - Atualizado: 05/05/2020

Fotos antigas e história do bairro Ahú

O bairro curitibano Ahú tem seu nome associado a índios que viviam na cidade há muitos anos.

No século XlX, em 1854, o antigo Ahú já era reconhecido como um dos 27 Quarteirões de Curitiba, bem mais abrangente do que sua área atual.

A partir da segunda metade do século 19, a região passou a abrigar imigrantes alemães e italianos, instalados em chácaras próximas à Estrada da Cachoeira, atual Avenida Anita Garibaldi, uma das mais importantes do bairro.

No início do século 20, a estrada dividia a região entre Ahú de Baixo e Ahú de Cima.

Daí explica-se o motivo pelo qual o prédio da Prisão Provisória de Curitiba, que naquela época situava-se no Ahú de Cima, ficou conhecido como Prisão Provisória do Ahú.

Essa prisão constituiu-se por muitos anos como o importante marco referencial do bairro.

A organização da Província Santíssima Trindade das Irmãs da Divina Providência adquiriu e se estabeleceu no antigo Cassino do Ahú.

Na propriedade existia uma fonte muito freqüentada pelos moradores do bairro e que acreditavam existir desde quando os povos indígenas habitavam a região.

Bairro Ahú Área: 1,84 km² População: 11.720 (dados de 2011) hab.

Densidade: 184,40 hab/km² Bairros Limítrofes: Boa Vista, São Lourenço, Bom Retiro, Juvevê, Cabral e Centro Cívico Principais Vias: Avenida Anita Garibaldi Rua José Komann Rua Mateus Leme Rua Campos Sales Rua Casimiro José de Abreu Pontos de referência Presídio do Ahú Praça Mounif Tacla

Referência: IPPUC, Wikipedia 3462
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Fotos antigas e história do bairro Ahú ?

0.03