Fotos antigas e história do bairro Abranches

O bairro Abranches homenageia o ex-presidente da Província do Paraná que, em 1873, deu consentimento para que imigrantes poloneses ocupassem a região

Eliel Nogueira - Atualizado: 05/05/2020

Fotos antigas e história do bairro Abranches

Fundado em 10 de novembro de 1873, o bairro foi assim denominado em homenagem ao então Presidente da Província, Frederico José Cardoso de Araújo Abranches.

Foi ele quem deu o consentimento para que imigrantes poloneses provenientes da Prússia Ocidental ocupassem aquela região.

O Abranches nasceu como um núcleo colonial estabelecido pela Câmara Municipal no rócio de Curitiba, entre os bairros Pilarzinho e Ahú, para ser a primeira colônia de imigrantes poloneses do sul do país.

O núcleo de imigrantes era composto por 64 famílias, totalizando 258 pessoas, que se instalaram no local e se dedicaram à lavoura.

O bairro abriga inúmeras famílias de descendentes de poloneses, além de pontos turísticos, como a Pedreira Paulo Leminski, a Ópera de Arame e a igreja da Paróquia SantAna, construída na década de 1870.

Abranches Área: 4,32 km² População: 13.065 hab.

Densidade: hab/km² Bairros Limítrofes: Barreirinha, Cachoeira, Pilarzinho, São Lourenço e Taboão.

Principais Vias: Rua Mateus Leme Rua João Gava Rua Carmelina Cavassin Rua José Bajerski Rodovia dos Minérios Pontos de referência Ópera de Arame Pedreira Paulo Leminski Cemitério Paroquial do Abranches Parque das Pedreiras

Resultados encontratos para Abranches Abranches: 1

Referência: Wikipedia, Bem Paraná 1064
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Fotos antigas e história do bairro Abranches ?

0.02