Fotos antigas e história do bairro Alto Boqueirão

Compostos por vegetações das várzeas do rio Iguaçu e por campos nas áreas altas mais próximas dos antigos Xaxim e Boqueirão, dessa forma a região ficou conhecida como Alto Boqueirão

Eliel Nogueira - Atualizado: 05/05/2020

Fotos antigas e história do bairro Alto Boqueirão

No final do século XlX a antiga região do Alto Boqueirão, zona residencial era vista por seus aspectos paisagísticos, compostos por vegetações das várzeas do rio Iguaçu e por campos nas áreas altas mais próximas dos antigos Xaxim e Boqueirão.

Dessa forma a região ficou conhecida como Alto Boqueirão e essa denominação foi oficializada em 1975.

O antigo bairro teve suas primeiras ocupações misturadas aos vizinhos Boqueirão e Xaxim que formavam uma extensa fazenda, já em meados da década de 1850, considerada como referência local.

A área era ocupada principalmente com a criação de gado bovino.

Na década de 1930 deu-se início ao processo de subdivisão da Fazenda Boqueirão com a fundação da Companhia Territorial do Boqueirão.

A partir da década de 1960 o Alto Boqueirão enfrentou o início do crescimento populacional intenso com a formação de vilas e núcleos habitacionais que vieram a modificar a paisagem.

Assim como ocorreu com o bairro vizinho do Boqueirão, esse crescimento demandou infraestrutura por parte dos governantes.

Em meados da década de 1970 foi implantado o Parque Iguaçu nas proximidades do rio Iguaçu, abrindo espaço para as instalações do Jardim Zoológico de Curitiba, considerado como importante referência da região.

Alto Boqueirão Área: 12,11 km² População: 51.155 hab.

Densidade: 42,23 hab/km² Bairros Limítrofes: Boqueirão, Ganchinho, Sítio Cercado e Xaxim.

Principais Vias Rua Wilson Dacheux Pereira Rua Francisco Derosso Rua dos Pioneiros Rua Eduardo Pinto da Rocha Rua Maestro Carlos Frank Rua Pastor Antônio Pólito Pontos de referência Jardim Zoológico de Curitiba Parque Iguaçu Portal Plaza Shopping Estádio Érton Coelho Queiroz

Resultados encontratos para Alto Boqueirão Alto Boqueirão: 0

Referência: IPPUC, Wikipedia 1106
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Fotos antigas e história do bairro Alto Boqueirão ?

0.02