Fotos Antigas e História do Bairro Xaxim

Xaxim é um termo de origem caingangue (língua indígena), que se refere ao tronco de certas samambaias, dai a origem do nome do bairro

Eliel Nogueira - Atualizado: 30/04/2020

Fotos Antigas e História do Bairro Xaxim

O bairro do Xaxim, localizado no sul de Curitiba, Paraná, surgiu a partir do povoamento ao redor da estrada que ligava Curitiba a São José dos Pinhais.

Hoje esta estrada é chamada de Rua Francisco Derosso inaugurada em 1967.

O nome do bairro surgiu devido a palavra Xaxim, de origem indígena, que se refere ao tronco de certas samambaias.

Na divisa das antigas propriedades, existiam muitas valas plantadas com xaxim, além do que o batedor da porteira da Fazenda Boqueirão, também era desta planta.

Desta maneira, a região ficou popularmente conhecida por este tipo de pteridophyta, que mais tarde foi oficializada pela administração da cidade como bairro Xaxim.

Os imigrantes começaram a cultivar e a produzir bens de consumo em suas propriedades, o que propiciou um crescimento populacional moderado, além de novos investimentos, como a abertura de um matadouro conhecido por charqueada dos Hauser, ocupando uma grande área da região.

A partir da metade o século XX, estes sítios, chácaras e o matadouro, foram vendidos para especuladores imobiliários que iniciaram o loteamento destas propriedades e onde surgiram as vilas São Pedro, Vila Rex e Jardim Urano, as primeiras áreas popularmente habitadas do bairro.

Xaxim Subprefeitura: Boqueirão Área: 9,09 km² População: 57 182 hab censo 2010 Densidade: 6.290,65 hab/km² Bairros Limítrofes: Alto Boqueirão, Boqueirão, Capão Raso, Fanny, Hauer, Novo Mundo, Pinheirinho e Sítio Cercado.

Principais Vias: Rua Francisco Derosso Avenida Brasília Rua Waldemar Loureiro Campos Linha Verde Pontos de referência: Praça Jardim Esmeralda Bosque Reverendo Elias Abrahão Viaduto da Avenida Brasília Praça Nelson Satenarski Monteiro Praça Brasílícia dos Santos Muniz

Resultados encontratos para Xaxim Xaxim: 1

Referência: Wikipedia 1128
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Fotos Antigas e História do Bairro Xaxim ?

0.02