Fotos Antigas e História do Bairro Pilarzinho

Antiga região de chácaras de imigrantes alemães, abriga hoje alguns dos mais importantes pontos turísticos de Curitiba, como os parques Tanguá e Tingui, e o Memorial Ucraniano

Eliel Nogueira - Atualizado: 29/04/2020

Fotos Antigas e História do Bairro Pilarzinho

Pilarzinho é um bairro de Curitiba, no estado brasileiro do Paraná.

O Pilarzinho começou a se formar em 1792, com a construção da capelinha de Pilar, demolida em 1932, data da construção da capela atual.

Antiga região de chácaras de imigrantes alemães, abriga hoje alguns dos mais importantes pontos turísticos de Curitiba, como os parques Tanguá e Tingui, e o Memorial Ucraniano.

Outra característica é a elevação, portanto, localização de várias antenas de transmissão de rádio e televisão de Curitiba, além de torres de transmissão de telefonia celular O nome do bairro Pilarzinho é uma decorrência da devoção de seus primeiros habitantes e colonizadores, provavelmente de origem espanhola, à Nossa Senhora do Pilar, cuja capela foi fundada em 1782, e até hoje permanece localizada na rua São Salvador.

Curiosidades Históricas Para animar os fins de semana na década de 30, os jovens contratavam um gaiteiro e dançavam em casa a tarde toda.

As moças levavam café bolo e bolacha e os rapazes pagavam o músico.

Fatos Marcados na História do Pilarzinho 1977 - Unidade de Saude Pilarzinho Antigo Prédio da unidade de Saúde do Pilarzinho Cedido por: Anônimo 1ª Campanha de Vacinação contra Tuberculose Us.

Pilarzinho (antigo) Cedido por: morador do bairro Festa Junina Cedido por: CEI Lauro Esmanhoto 25/09/1992 - Inauguração CEI Lauro Esmanhoto Cedido por: CEI Lauro Esmanhoto 1ª Festa Junina CEI Lauro Esmanhoto Cedido por: CEI Lauro Esmanhoto 2002 - Ponto Comercial 2002 - Igreja Pilar e Mercado Basso Cedido por: Supermercado Basso 1950 - Igreja Nossa Senhora do Pilar Cedido por: Supermercado Basso Pilarzinho Subprefeitura: Boa Vista Área: 7,13 km² População: 27.907 hab.

Densidade: 39,13 hab/km² Bairros Limítrofes: Abranches, Bom Retiro, São João, São Lourenço, Taboão e Vista Alegre.

Principais Vias: Avenida Desembargador Hugo Simas Rua Raposo Tavares Rua Amauri Lange Silvério Rua Santa Cecília Rua Antônio César Casagrande Rua Francisco Caron Rua Primeiro Ministro Brochado da Rocha Rua Gardênio Scorzato Pontos de referência Universidade Livre do Meio Ambiente Bosque Zaninelli Bosque do Pilarzinho Central Nacional de Televisão TV Bandeirantes RICTV Curitiba BandNews FM

Resultados encontratos para Pilarzinho Pilarzinho: 0

Referência: Wikipedia e PortalRegionalPilarzinho 1030
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Fotos Antigas e História do Bairro Pilarzinho ?

0.02