Fotos Antigas e História do Bairro Santo Inácio
O bairro deriva da Colônia Santo Inácio, que foi criada em 1876, durante a administração do então presidente da Província Dr.
Adolfo Lamenha Lins.
Em seus 70 lotes, com 5,1 hectares cada, se estabeleceram imigrantes italianos, poloneses, silesiano e galicianos, à margem do Rio Barigui no distrito denominado Nova Polônia.
Em 1880, em relatório da província, constava que sua população era de 334 habitantes e que os colonos dedicavam-se ao corte de lenha, aproveitando as matas dos seus lotes.
Onze anos depois, o produto mais plantado era a batata, além do centeio, milho, feijão, ervilha, aveia, cevada, trigo e uva.
Em seus limites fica o campus principal da Universidade Tuiuti do Paraná e o campus das Faculdades Integradas Espírita.
Apesar das duas universidades, o bairro não tem escola pública para as últimas séries do ensino fundamental 5ª à 8ª série e ensino médio.
A região arborizada de Santo Inácio é o lar do Parque Barigui, área verde extensa que abriga capivaras e garças-brancas e tem pista de skate, churrasqueiras e trilhas para quem quer caminhar ou pedalar às margens de um lago tranquilo.
Feiras de negócios e de exposições marcam presença no complexo ecológico Expô Barigui, enquanto barracas vendem lanches e água de coco.
Bares e cafés simples também estão espalhados pelo campus da Universidade Tuiuti do Paraná.
Santo Inácio Subprefeitura: Santa Felicidade Área: 2,72 km² População: 6.037 hab.
Densidade: 22,23 hab/km² Bairros Limítrofes: Bigorrilho, Cascatinha, Campina do Siqueira, Orleans, Mossunguê, Santa Felicidade e São Bráz.
Principais Vias: Avenida Cândido Hartmann Rua Tobias de Macedo Jr.
Rua João Batista Dallarmi Rua Dr.
Marcallo Tissot Estrada Mina do Ouro Rodovia Curitiba-Ponta Grossa Pontos de referência: Parque Barigui Campus Barigui da UTP Faculdades Integradas Espírita Paróquia Santo Inácio Martir
