Fotos Antigas E História Do Bairro Centro de Curitiba
As origens de Curitiba posicionam-se séc.
XVll, época em que Eleodoro Ébano Pereira, Administrador das Minas do Distrito do Sul, despachou ato formal em ofício de 1649, referente às expedições nas minas da Capitania.
O antigo Centro recebeu o núcleo de ocupação que veio transferido das imediações do rio Atuba, resultante da anterior implantação de arraiais de faiscadores e mineradores.
No local foi erguida uma capela e tornou-se a praça central do povoado (Praça Tiradentes), dando origem à Curitiba.
Em 1668 o então Capitão-Mor da Capitania de Paranaguá, Gabriel de Lara, deferiu os requerimentos dos povoadores de Curitiba autorizando levantamento do Pelourinho, em sinal de posse, poder público e símbolo de autoridade dEl Rey e com isso consolidando a povoação de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais.
Em 29 de março de 1693, vinte e cinco anos após a instalação do Pelourinho, foi dada origem à fundação oficial da Vila de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais.
A Vila de Curitiba ficou politicamente organizada, a Câmara Municipal foi composta, com eleição e posse das primeiras autoridades de administração e justiça.
Na segunda metade do século XVlll a Freguezia da Vila de Curitiba era composta por duas Companhias de Milícias e cuja área central figurava como Bairro Cidade, pertencente à primeira Companhia.
Em 1842 a Vila de Curitiba foi elevada à categoria de cidade.
O núcleo central estava em torno do Largo da Matriz (atual Praça Tiradentes).
Foi somente em 1853, através da Lei Imperial nº 704, que a antiga Comarca de Curitiba elevou-se à categoria de Província do Paraná e a cidade de Curitiba foi designada como capital da nova Província no primeiro ato da Assembléia Legislativa Provincial, em 26 de julho de 1854.
O Centro transformou-se de acanhada aglomeração de casas e ruas estreitas iluminadas à lampião, entre plantações e criações, para um perímetro espacial urbanizado dotado de infra-estrutura.
A partir da década de 1940, o Centro adquiriu nova feição com a implantação de planos urbanísticos que contemplaram de forma abrangente a organização da cidade.
Ficou consolidado como referência de bairro e ao mesmo tempo registra a memória das origens de Curitiba.
