Fotos antigas e história do bairro Alto da XV

O bairro teve sua denominação associada à Rua XV de Novembro, que em seu prolongamento, a partir do centro de Curitiba

Eliel Nogueira - Atualizado: 05/05/2020

Fotos antigas e história do bairro Alto da XV

O próprio nome situa o bairro em relação aos demais, pois esta situado no prolongamento da Rua XV de Novembro, na parte centro-leste de Curitiba.

Segundo o IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), no século XlX a antiga região onde hoje se localiza o Alto da Rua XV era ainda isolada do centro de Curitiba e formada por uma paisagem de campos.

Também no início do século XX, em 1928, quando foi inaugurado o hospital da região, mais tarde denominado Hospital Oswaldo Cruz, o antigo bairro era descrito como um local afastado da cidade com um panorama, na sua maioria, desprovido de implantações edificadas.

O bairro teve sua denominação associada à Rua XV de Novembro, que em seu prolongamento, a partir do centro de Curitiba atingia uma região de maiores elevações, portanto, ficando conhecida como Alto da Rua XV.

Em meados do século XX, na década de 1940, a região era atingida pela abrangência dos antigos bairros Cajuru, Marumbi e General Carneiro até quando em 1975, teve sua denominação e delimitações oficializadas como bairro Alto da Rua XV.

Alto da XV Área: 1,50 km² População: 8.683 hab.

Densidade: 57,73 hab/km² Bairros Limítrofes Alto da Glória, Centro, Cristo Rei, Hugo Lange, Jardim Botânico, Jardim Social, Juvevê e Tarumã.

Principais Vias Avenida Visconde de Guarapuava Avenida Sete de Setembro Avenida Senador Souza Naves Avenida Nossa Senhora da Luz Rua XV de Novembro Rua Marechal Deodoro Rua Fernando Amaro Rua Professor Brandão Rua José de Alencar Rua Almirante Tamandaré Rua Itupava Rua Amintas de Barros Rua Reinaldino S.de Quadros Rua Padre Germano Mayer Pontos de referência Praça das Nações Polloshop Jardim Ambiental Schiller

Resultados encontratos para Alto da XV Alto da XV: 1

Referência: Wikipedia, IPPUC 1125
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Fotos antigas e história do bairro Alto da XV ?

0.02