Fotos antigas e história do bairro Atuba

A origem do nome Atuba é proveniente da língua tupi-guarani, faz

Eliel Nogueira - Atualizado: 05/05/2020

Fotos antigas e história do bairro Atuba

A origem do nome, que é proveniente da língua tupi-guarani, faz referência ao Rio Atuba, que corta o bairro e faz divisa com as cidade de Curitiba e Colombo.

O antigo bairro teve suas primeiras referências no século XVII, relacionadas ao Rio Atuba, quando nas suas imediações ocorriam as primeiras ocupações para explorações minerais, formando-se arraiais de faiscadores e mineradores.

No século seguinte, em 1780, o referido rio foi citado numa carta de vereança que tratava sobre a limpeza do seu leito comprometido com entulhos de lenhosas.

Em 1853, o antigo Atuba constituía-se como um dos 27 Quarteirões de Curitiba.

O Quarteirão estava inserido na abrangência das Freguesias e representava a menor unidade administrativa na época provincial.

No início do século XX a região ainda se misturava com a paisagem do Bairro Alto, mostrando uma composição formada por campos, quase na sua totalidade e que era também cortada pela antiga Estrada da Graciosa.

Área: 4,16[ km² População: 15.935 hab.

(IPPUC de 26 de Fevereiro 2020) Densidade: 3.831,0 hab/km² Bairros Limítrofes Bairro Alto, Santa Cândida e Tingui.

Principais Vias Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes Avenida Monteiro Tourinho Rua República Guarani Estrada da Graciosa Estrada da Ribeira Rodovia Régis Bittencourt Pontos de referência Rio Atuba Parque Atuba.

Resultados encontratos para Atuba Atuba: 1

Referência: IPPUC, Wikipedia 1085
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Fotos antigas e história do bairro Atuba ?

0.02