Fotos antigas e história do bairro Bacacheri

A origem do bairro relaciona-se à Colônia Argelina fundada em 1869, nas proximidades da estrada da Graciosa, composta

Eliel Nogueira - Atualizado: 05/05/2020

Fotos antigas e história do bairro Bacacheri

Segundo o historiador Ermelino de Leão o termo vem da língua tupi e tem o significado de rio pequeno, se referindo ao rio Bacacheri que banha o bairro.

O antigo Bacacheri já era no século XVlll alcançado pela então estrada da Graciosa, atual Avenida Prefeito Erasto Gaertner, antigo caminho que ligava Curitiba ao litoral.

O trânsito de viajantes em direção a Paranaguá facilitou a implantação do comércio e de serviços que induziu ao progresso e a fixação de moradores na região.

Entre as referências antigas consta em 1858, uma ata da Câmara Municipal que se refere a um pedido de foro de 50 braças de terreno na estrada que vem do Bacachery para o Cajuru.

A origem do bairro relaciona-se à Colônia Argelina fundada em 1869, nas proximidades da estrada da Graciosa, composta predominantemente por colonos franceses procedentes da Argélia.

No início do século XX ainda predominavam chácaras e fazendas ocupadas com a criação de gado.

Em 1937 foi construído um complexo militar para abrigar o 5º Regimento de Aviação, caracterizando-se como importante ponto de referência do Bacacheri.

Bacacheri Área: 6,98 km² População: 23.734 hab.

Densidade: 33,67 hab/km² Bairros Limítrofes Bairro Alto, Boa Vista, Cabral, Hugo Lange, Jardim Social, Santa Cândida e Tingui Principais Vias Avenida Prefeito Erasto Gaertner Avenida Francisco Albizu Rua Cláudio Chatagnier Rua Fagundes Varela Rua Paulo Ildefonso Assumpção Rua México Rua Nicarágua Rua Marcelino Nogueira Rodovia Régis Bittencourt Pontos de referência Aeroporto do Bacacheri Parque General Iberê de Mattos Cindacta II Ordem Rosa Cruz

Resultados encontratos para Bacacheri Bacacheri: 2

Referência: IPPUC, Wikipedia 1026
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Fotos antigas e história do bairro Bacacheri ?

0.04