Fotos antigas e história do bairro Augusta
Constituía-se de poloneses prussianos que somavam 149 pessoas.
Foi chamada pelo nome Dom Augusto em homenagem ao neto do imperador D.
Pedro II, o príncipe D.Augusto de Saxe Goburgo.
Posteriormente passou a chamar-se de Augusta por ter morado nesta colônia uma senhora com este nome e que possuía muitas terras na região.
O Bairro Augusta teve sua origem inserida nas metas do governo provincial de Lamenha Lins que visava promover a fixação de colônias nos arredores de Curitiba.
A produção agrícola no núcleo DomAugusto caracterizava-se por um regime de pequena propriedade.
Os produtos da roça eram levados de carroça para serem vendidos no centro urbano de Curitiba.
A colônia Dom Augusto localizou-se distante das demais colônias da região, de forma que as relações sociais, politicas e religiosas eram dependentes das comunidades vizinhas, sobretudo da Colônia Orleans.
Juntamente com as demais colônias de imigrantes poloneses, totalizava 72% da população estabelecida nos arredores de Curitiba, proveniente dos territórios poloneses europeus.
Em 1892, para facilitar a administração desta região, a Câmara Municipal criou por decreto o Distrito Municipal de Nova Polônia, com sede no lugar Bariguy, sendo território desmembrado do Distrito de Curitiba.
Em 1938, o referido distrito foi extinto e seu território foi dividido em dois novos distritos: um deles recebeu o nome de Ferraria, no município de Campo Largo e o outro passou a compor o Distrito de Campo Comprido, no município de Curitiba.
Em 1975, o Decreto 774 aprovou a antiga Augusta como um dos bairros de Curitiba.
