Fotos Antigas e História Do Bairro Pinheirinho

O Pinheirinho caracterizou-se no início do século XlX como região de passagem e de pouso de viajantes e tropeiros que

Eliel Nogueira - Atualizado: 18/05/2020

Fotos Antigas e História Do Bairro Pinheirinho

O Pinheirinho caracterizou-se no início do século XlX como região de passagem e de pouso de viajantes e tropeiros que transitavam pelas estradas cortando os campos de Curitiba, na sua região sul.

Nessa época a região era conhecida como Capão do Alto.

Esses caminhos contribuíram para o início do desenvolvimento do bairro, com a instalação em suas imediações, de armazéns, hotéis e restaurantes.

O bairro teve sua origem relacionada à formação da Fazenda Pinheirinho, que se constituía como grande extensão de terra, resultante da concentração de propriedades dos pioneiros da região.

A medição e divisão da Fazenda datam do início da década de 1870.

A origem do nome resultou dos inúmeros pinheiros existentes na região, que estavam agrupados na entrada da Fazenda, e no alinhamento das divisas demarcando os terrenos.

Entre os pontos de referência formados na região estava o Quartel do Pinheirinho, que se tornou a sede das antigas instalações da Quinta Região Militar, ocupando a área que antes era usada como treinamento de tropas e invernada de animais.

Na década de 1950, as estradas locais por onde transitavam os carroções, conduzindo lenha e produtos agrícolas para o Centro de Curitiba, foram substituídas pela abertura da BR 116, que se caracterizou como marco de desenvolvimento e de crescimento de toda a região.

Bairro Pinheirinho Área 10,73 km² População 49.689 hab.

Densidade 46,29 hab/km² Bairros Limítrofes Capão Raso, Cidade Industrial, Sítio Cercado, Tatuquara e Xaxim.

Principais Vias Avenida Winston Churchill Rua Izaac Ferreira da Cruz Rua Emanoel Voluz Rua Ricardo Gasparian Machado Rua Nicola Pellanda Rua Rogério Xavier Rocha Loures Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração Rodovia Régis Bittencourt Pontos de referência Terminal Pinheirinho UPA 24hs Rua da Cidadania Hospital do Idoso Zilda Arns

Referência: IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba 1190
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Fotos Antigas e História Do Bairro Pinheirinho ?

0.02