Fotos Antigas E História Do Bairro Parolin

A Família Parolin teve ainda, do início da década de 1940, até ao menos a década de 1980 a Cerâmica Campo Largo

Eliel Nogueira - Atualizado: 18/05/2020

Fotos Antigas E História Do Bairro Parolin

A história dos Parolin teve início em 1880, quando chegou ao Porto de Paranaguá o imigrante Antônio Parolin, viúvo, acompanhado de seus sete filhos, todos ainda crianças.

Em Curitiba, eles se estabeleceram na Água Verde, onde, a partir de 1878, havia começado a se formar o núcleo Dantas, resultante da obtenção, pelos imigrantes, de lotes do município, mediante cartas de aforamento concedidas pela Câmara da capital.

Depois de alguns anos trabalhando como carpinteiros, os Parolin fundaram uma firma de construção, uma serraria e construíram uma boa casa, ao estilo europeu, que se tornou patrimônio histórico e que até hoje encontra-se no bairro.

É um bairro com muitos contrastes sociais, junto das mansões e casarões de pessoas ricas há favelas com casebres e barracos.

A Família Parolin teve ainda, do início da década de 1940, até ao menos a década de 1980 a Cerâmica Campo Largo, na cidade homônima, vizinha à Curitiba, que foi uma das maiores cerâmicas daquela cidade, produzindo louça de mesa e decorativa em pó de pedra (faiança fina).

Bairro Parolin Área 2,25 km² População 11.982 hab.

Densidade 53,18 hab/km² Bairros Limítrofes Água Verde, Fanny, Guaíra, Hauer, Prado Velho e Rebouças.

Principais Vias Avenida Presidente Kennedy Avenida Marechal Floriano Peixoto Avenida da República Avenida Presidente Wenceslau Braz Rua Brigadeiro Franco Rua Desembargador Westphalen Rua Dr.

Pamphilo D?Assumpção Rua Alferes Poli Rua Nunes Machado Rua Lamenha Lins Rua João Parolin Rua 24 de Maio Rua Dr.

Carvalho Chaves Pontos de referência SENAI Campo de Tênis do Clube Curitibano Laboratório Municipal

Referência: Wikipedia 1020
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Fotos Antigas E História Do Bairro Parolin ?

0.02