Passeio de Trem Curitiba Morretes Video com os melhores momentos

Confira o video que fizemos em passeio de trem sobre a ferrovia construida em 1885 que liga Paranaguá a Curitiba, 130 anos de história e lindas paisagens

Eliel Nogueira - Publicado: 10/02/2013 - Atualizado: 24/04/2020
Passeio de Trem Curitiba Morretes Video com os melhores momentos

Passeio de Trem Curitiba Morretes Video com os melhores momentos

Olá meus queridos, vou contar um pouco sobre o passeio de Trem para Morretes pela Serra do Mar, passeio realizado pela Serra Verde Express.

Horário de Saída do Trem: Diariamente sai as 8:15, com horário previsto para chegada em Morretes por volta de 12:00.

Opções de Vagões: Bom, neste caso tem pra todos os gostos e bolsos.

No momento da ocasião do passeio, existia 7 categorias, sendo a primeira mais barata até a de luxo.

Classe Econômica, Classe Turistica, Classe Executiva, Camarote, Litorina Standard e Litorina de Luxo.

As principais diferenças entre as Classes, alem do valor é o conforto, claro… Alguns itens que diferenciam: - Sem Serviço de Bordo - Com Serviço de Bordo mais Kit Lanche (Limitado 1 por pessoa) e guia em Português.

- Com Serviço de Bordo, Lanche diferenciado e guia Bilingue: - Camarotes para até 8 pessoas, com Serviço de Bordo, Lanche diferenciado e guia em Português.

- Veiculo Automotriz, janelas panorâmicas, ar condicionado, parada de 10 minutos no Mirante do Santuário do Cadeado, com Serviço de Bordo, Lanche diferenciado e guia em Bilingue.

- Trem de luxo, com sistema Automotriz (litorina) com Bar e poltronas especiais, Ar Condicionado e Guia Bilingue.

Valores para o passeio de trem Bom, os valores também são bem diversificados, com inicio em 72,00 reais a ida e 50,00 a volta até 290,00 a ida e 290,00 a volta (Valores praticados em Setembro de 2014, consulte valores atualizados no momento do seu passeio no site da Serra Verde Express).

Ah, e claro, criança paga mais barato.

Detalhes e dicas para um bom Passeio Uma dica para quem vai descer para Morretes de trem, procure sentar do lado esquerdo no vagão, pois a maioria das paisagens, penhascos estão localizados do lado esquerdo, já no lado direito você poderá observar mais represas.

Claro que dependendo da lotação e do dia que você escolher para ir, poderá trocar de lugar dentro do trem entre direita e esquerda facilmente.

O bacana que a guia turística, no meu caso foi a Babete, excelente guia por sinal, vai avisando para preparar a câmera para aquela foto especial, pois na maioria das vezes as melhores paisagem acabam passando rápido, então é bom ficar atendo aos avisos do Guia de Turismo, se o seu vagão tiver.

Um detalhe muito importante, não esqueça de levar aquela câmera, celular, celular reserva, baterias reservas etc… Pois como a viagem é longa, você pode correr o risco de ficar sem bateria e perder aquela foto.

Já no meu caso, eu levei 2 celulares e ainda assim tive que recarregar a bateria em um Restaurante de Morretes.

Boa dica, levem o carregador, se precisar da pra recarregar na maioria dos restaurantes.

Também aconselho a chegar bem antes na estação de Curitiba, a fim comprar o seu ingresso.

Pois pode ter fila..

Aconselhável chegar pelo menos uns 40 minutos antes.

Se for de carro, existem pelo menos dois estacionamentos bem próximos da estação e alguns ao redor da Rodoferroviaria.

História da Ferrovia Construida em 1880 a 1885 Conhecendo um pouco da história da Ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá que teve inicio da construção em 1880 e concluída em 1885.

Construção essa que teve bastante dificuldades devido ao seu trajetos sinuoso e com muitos túneis para ser abertos.

Sua extensão até Paranaguá é de 110 quilômetros passado pela sua maioria na Mata Atlântica.

Sua composição é de 13 túneis ativos e 1 desativado, 30 pontes e alguns viadutos.

Com mais de 130 anos de história, sua descida é de mais de 900 metros de altitude.

Sua construção era considerada pela maioria dos engenheiros europeus, uma obra realmente difícil e impossível de ser realizada.

Seu principal objetivo era ligar as cidades do litoral paranaense com a capital Curitiba, ligando também o Porto de Paranaguá com as cidades do Sul do Brasil, para a distribuição de grãos do estado, possibilitado assim um crescimento econômico e seu desenvolvimento.

Tamanho esforço empenhado por mais de 9000 homens em cinco anos, resultou em uma das mais fantásticas obras da engenharia mundial do século XIX.

Sua inauguração se deu em 2 de fevereiro de 1885 e os primeiros viajantes foram engenheiros, autoridades federais e locais, jornalistas e outros convidados.

A viagem entre Paranaguá e Curitiba durou nove horas: ao chegar à Capital, mais de 5.000 pessoas aguardavam o trem.

Piraquara Em Piraquara estão as nascentes do Rio Iguaçu, que percorrem 1320 quilômetros até chegar nas cataratas do Iguaçu.

Morretes Morretes está a 10 metros do nível do mar, e foi fundada em 1722, esta localizada na Serra do Mar Paranaense.

Seu clima é bem agradável, possuindo muitos restaurantes, pois faz parte da sua economia o turismo e a gastronomia.

Conta com muitas casas e edificações históricas.

Dentre as atrações principais de morreres estão: Estrada da graciosa, Centro Histórico, Parque Marumbi, Comida Típica da Região, Rio Nhundiaquara e Porto de Cima.

Sua distancia em relação a Curitiba é de 64 km.

Pontos a Serem Observados Represa do Caiguava Na Represa do Caiguava é possível avistar uma comprida chaminé que emerge do lago.

Foi o que restou da antiga casa de bombas, do sistema de abastecimento de águas de Curitiba por volta do século 20.

Logo em 1978 foi criada a represa e foi submersa, ficando de fora somente a chaminé.

Na Construção da Ferrovia, foram usados a mão de obra de 9000 homens que trabalhavam duro ao longo de 5 anos, vencendo os imprevistos da época, como doenças, ataques de onças etc… Sem deixar as obras parar.

Ponte São João A ponte São João possui 55 metros de altura, considerada uma obra de arte, precisou ser reforçada ao longo do tempo para aguentar o peso dos vagões cargueiros.

Túnel da Roça Nova O maior túnel encontrado no trajeto, com 450 metros de distancia, esta é um dos 14 túneis encontrados no caminho.

Casa do Ipiranga No caminho do Itupava, famosa trilha que percorre grande terço da Mata Atlântica, é possível ver as ruínas da Casa do Ipiranga, que era ocupada pelo engenheiro chefe da linha férrea, considerada uma fantástica obra arquitetônica da época.

Parque Estadual do Marumbi No quilometro 60 encontra-se a estação do Marumbi, bastante frequentada hoje por montanhistas que pretendem subir e escalar o Pico do Marumbi.

Véu de Noiva Uma belíssima cachoeira do Rio Ipiranga, que pode ser avistado no lado esquerdo de quem desce, com aproximadamente 70 metros de queda, fica localizada bem próximo a estação Véu de Noiva Pico do Marumbi Ponto mais procurado pelos montanhistas para escalada, com 1539 metros é a parte mais alta da Serra do Mar, próximo é encontrado também a cascata dos Marumbistas, uma grande queda dagua quase vertical de quase 50 metros de altura, com acesso pela estada das Prainhas ou pelo Marumbi.

Na Volta para Curitiba Chegamos em Curitiba novamente por volta das 19 horas, na chegada você contempla um maravilhoso por do Sol, vale lembrar que você deve contar com um fator importante… O clima de Curitiba, Sol, Chuva, Frio e Calor, no meu caso, o dia estava perfeito com muito sol, e poucas nuvens… Mas segundo a Babete, o passeio também é muito bonito em dias fechados ou com chuva, são duas experiências totalmente distintas.

Se você já conhece esse passeio ou pretende fazer… Comente aqui em baixo o que achou…

Referência: 4620
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Passeio de Trem Curitiba Morretes Video com os melhores momentos ?

0.03