CIC Cidade Industrial de Curitiba no Paraná

Cic História do Bairro Cidade Industrial de Curitiba, conheça a sua Origem

Eliel Nogueira - Publicado: 10/02/2013 - Atualizado: 12/05/2020
CIC Cidade Industrial de Curitiba no Paraná

CIC Cidade Industrial de Curitiba no Paraná

Cic é a Cidade Industrial de Curitiba, foi fundada em 08 de julho de 1973.

É o maior bairro da cidade de Curitiba falando-se em área geográfica (43,38km²).

No início do séc.

XX a porção central da região era ocupada por chácaras e lotes agrícolas, compostos principalmente por imigrantes poloneses, cujo foco de assentamento estava nas colônias Dom Augusto, Riviera e Orleans, estendendo-se também para as suas imediações.

Em 1966 ocorreu a primeira concentração populacional com a inauguração da Vila Nossa Senhora da Luz, que teve a presença do Exmo.

Presidente da República Mal.

Humberto de Alencar Castelo Branco.

Ainda na década de 1960 os primeiros planos de desenvolvimento para a região estavam voltados à fixação de indústrias, quando foi criado inicialmente o Distrito Industrial do Barigui, nas proximidades da antiga região do Prado de São Sebastião Segundo o Censo de 2000, cerca de 157.461 pessoas habitavam a cidade, hoje é a Cidade Industrial é o bairro mais populoso de Curitiba.

Mas tendo um aumento significativo ao passar dos anos com o apoio do governo do Paraná junto a URBS, contando com dois terminais de ônibus e várias ligações com outros terminais próximos a região da Cidade Industrial.

Principais ruas do bairro são: Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira Avenida das Indústrias Rua Eduardo Sprada; Rua João Dembinski; Rua Raul Pompéia; Rua Professor Algacyr Munhoz Mader; Rua Senador Accioly Filho Rua João Bettega Rua Pedroso Gusso Rua Desembargador Cid Campelo Rua João Chede Rua João Lunardelli Estrada Velha do Barigui Rodovia do Xisto Bairros Limítrofes: Augusta Campo Comprido Capão Raso Fazendinha Novo Mundo Orleans Pinheirinho Riviera São Miguel Tatuquara Em meados dos anos 90 houve uma grande elevação das atividades industriais da cidade, pois cerca de 60% das empresas entraram em ativa.

Atualmente, na Cidade Industrial há cerca de 7.991 empresas em funcionamento, o que resulta em cerca de 28 mil empregos diretos.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, compõe a CIC, 32% são estabelecimentos voltados a Serviços, 46% para o Comércio, 21% para a Indústria e outros 1%.

Fora os 28 mil empregos diretos já citados acima, ela gera cerca de 79 mil empregos indiretos, tornando a cidade uma das fontes industriais mais importantes do Brasil, o que resulta em vários fatores a favor do crescimento da cidade, tanto e termos de renda que ela gera, como em desenvolvimento.

A Cidade Industrial como o próprio nome já diz é voltada para as indústrias, então não possuí muitos pontos turísticos, os que existem são parques e bosques, são eles: Parque de Diadema, Parque de Caiuá, Bosque do Trabalhador e Bosque São Nicolau, propício para lazer entre familiares.

A CIC é dividida em três, na CIC Norte se encontram as vilas: Jardim Gabineto, Vila Augusta, etc; Na CIC Central as vilas: Caiuá, Barigui, etc; E na CIC Sul a Vila Verde e Vitória Régia.

Segundo dados obtidos em 2010, a Cidade Industrial abrigava cerca de 173 mil habitantes, que seria mais ou menos 10% de toda a população da cidade de Curitiba.

Fonte IPPUC

Referência: IPPUC, Wikipedia 5460
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre CIC Cidade Industrial de Curitiba no Paraná ?

0.09