Origem e história do bairro Água Verde de Curitiba pelas algas do rio

As algas que formavam massas verdes e davam uma coloração esverdeada à água doce dando origem ao nome Água Verde, o rio nasce e cruza o bairro ate desaguar

Eliel Nogueira - Publicado: 10/02/2013 - Atualizado: 04/05/2020
Origem e história do bairro Água Verde de Curitiba pelas algas do rio

Origem e história do bairro Água Verde de Curitiba pelas algas do rio

nas águas do Rio Belém, no Prado Velho, foi a fonte inspiradora para o nome do bairro.

O primeiro nome da região, Colônia Dantas, deve-se ao fato de ali residirem, no século passado, inúmeras famílias italianas.

Nessa época era frequente a visita de caçadores e pescadores devido à existência de mata cerrada e riacho de muitos peixes.

História do Bairro Água Verde: A povoação do bairro da Água Verde, como a da maioria dos bairros de Curitiba, começou a se intensificar a partir do século XIX.

Junto aos da terra, em meados do 1800, vieram os imigrantes italianos que, já em 1888, tinham edificado a primeira igreja do bairro.

A Água Verde cresceu principalmente depois da década de 1940: as antigas chácaras foram loteadas, ruas abertas e, hoje, é um bairro densamente povoado e cortado por vias estruturais que servem ao transporte coletivo de Curitiba.

As algas que formavam massas verdes e davam uma coloração esverdeada à água doce, levaram os antigos moradores da região a batizar o rio que cortava suas fazendas e chácaras com o nome de Água Verde.

A origem do nome vem do ribeirão Água Verde, que nasce e corta a região, desaguando no Rio Belem.

Este ribeirão hoje está totalmente canalizado.

O Bairro Água Verde juntamente com os bairros do Batel, Bigorrilho, Portão e Jardim Social, formam os cinco bairros mais nobres de Curitiba, bairro tradicionais de Curitiba.

No bairro Água verde esta a Praça do Japão que é um verdadeiro memorial da imigração japonesa na cidade.

No bairro está o Clube Curitibano, importante clube recreativo da cidade e também presente no bairro o Cemitério Água Verde, um dos mais nobres e é um dos cemitérios com os lotes mais caros de Curitiba, onde descansa personalidades famosas e pessoas conhecidas, como a Zilda Arns, Poty Lazzarotto e vários outros.

O bairro do Água Verde mescla residências e edifícios de alto padrão com uma variedade de pontos comerciais, como lojas, restaurantes, hotéis entre suas vias e avenidas de grande circulação e outros pontos muito conhecidos e de grande visitação Arena da Baixada, Parque Afonso Botelho Clube Curitibano, Praça Hee Wing, Shopping Água Verde, Supermercados Angeloni, Pão de Açúcar, Condor, Festval.

Suas Principais Vias de Acesso são: Avenida Presidente Getúlio Vargas Avenida Sete de Setembro Avenida Iguaçu Avenida Silva Jardim Avenida República Argentina Avenida Água Verde Avenida Presidente Kennedy Avenida dos Estados Rua Petit Carneiro Rua Brasílio Itiberê Rua Saint-Hilaire Rua Alferes Ângelo Sampaio Rua Dr.

Alexandre Gutiérrez Rua Guilherme Pugsley Rua Castro Rua Professor Luiz César Rua Alcebíades Plaisant Rua Nestor Victor Rua Buenos Aires Rua José Cadilhe Rua Bento Viana Rua Pasteur Rua Maurício Caillet Pontos de referência: Praça do Japão Arena da Baixada Cemitério da Água Verde Parque Afonso Botelho Clube Curitibano Praça Hee Wing Shopping Água Verde Água Verde Subprefeitura: Fazendinha-Portão Área: 4,76 km² População: 49.

930 hab.

Densidade: 104,67 hab/km² Bairros Limítrofes: Batel, Centro, Portão, Rebouças, Seminário e Vila Izabel.

Referência: Wikipedia 13563
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Origem e história do bairro Água Verde de Curitiba pelas algas do rio ?

0.02