Fotos Antigas e História Do Bairro Taboão

No prolongamento da Rua Mateus Leme havia um local denominado São Casemiro do Taboão, que os antigos moradores também chamavam de João de Lara, dado o fato de residir lá um industrial

Eliel Nogueira - Atualizado: 22/05/2020

Fotos Antigas e História Do Bairro Taboão

Antigamente, denominava-se Taboão uma grande área em Curitiba que abrangia regiões dos bairros Bom Retiro, Pilarzinho, Centro Cívico, Ahú e São Lourenço.

Esta antiga área difere da região que o Taboão ocupa atualmente, na divisa com o município de Almirante Tamandaré e com os bairros Abranches e Pilarzinho.

No prolongamento da Rua Mateus Leme havia um local denominado São Casemiro do Taboão, que os antigos moradores também chamavam de João de Lara, dado o fato de residir lá um industrial com este nome, fabricante de banha e criador de suínos.

Por mais de 50 anos, o segundo cartório mais antigo de Curitiba, o Cartório Distrital de São Casemiro do Taboão, esteve localizado próximo ao Parque São Lourenço e hoje está localizado no bairro Centro Cívico.

Nem mesmo os mais antigos moradores da região conhecem a história do nome taboão.

Alguns acham que foi por causa de uma tromba dágua que caiu, outros, que uma grossa tábua teria originado este nome.

Bairro Taboão Área 1,83 km² População 3.396 hab.

Densidade 1.855,0 hab/km² Bairros Limítrofes Abranches e Pilarzinho.

Principais Vias Rua Desembargador José Carlos Ribeiro Ribas Rua Prosdócimo Lago Rua Eugênio Flor Rodovia Curitiba-Rio Branco do Sul

Resultados encontratos para Taboão Taboão: 0

Referência: IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba 1025
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Fotos Antigas e História Do Bairro Taboão ?

0.05