Fotos Antigas E História Do Bairro Hauer

A área da fazenda foi partilhada entre seus seis filhos, os quais a partir da década de 1940 passaram a loteá-la, assim surgindo a Vila Hauer,

Eliel Nogueira - Atualizado: 18/05/2020

Fotos Antigas E História Do Bairro Hauer

Robert Hauer, imigrante alemão nascido na Silésia, chegou ao Brasil em 1863 com 12 anos de idade, junto de seus irmãos e seus pais Anton Hauer e Francisca Teichmann.

Seu irmão mais velho Joseph Hauer foi quem instalou a primeira geradora de energia elétrica em Curitiba, e depois voltou para a Alemanha.

A família toda se dedicou ao comércio e à indústria.

Em 1876, Robert reunindo suas economias (e possivelmente com a ajuda do pai), montou um grande armazém na atual Avenida Luiz Xavier, para aluguel de carruagem, com cocheiras no local.

Com forte tino para os negócios, na década de 1890 adquiriu uma área de aproximadamente 500 alqueires localizada na parte sul da cidade, entre os bairros Novo Mundo, Lindóia, Parolin, Fanny, Xaxim e o Hauer (anteriormente chamado de Vila Hauer).

Posteriormente, com a sua morte, a área da fazenda foi partilhada entre seus seis filhos, os quais a partir da década de 1940 passaram a loteá-la, assim surgindo a Vila Hauer, entre os outros bairros citados.

Hoje o bairro Hauer conta com numerosos estabelecimentos comerciais principalmente em torno da canaleta de ônibus.

O bairro Hauer, desde 1975, já não tem mais a palavra Vila no nome.

Hauer Área 3,99 km² População 13 315 (censo 2010) hab.

Densidade 33,37 hab/km² Bairros Limítrofes Boqueirão, Fanny, Guabirotuba, Parolin, Prado Velho, Uberaba e Xaxim.

Principais Vias Avenida Marechal Floriano Peixoto Rua Anne Frank Rua Carlos de Laet Pontos de referência Bosque Reinhard Maack

Referência: IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba 1113
Veja estas postagens


Quer comentar algo sobre Fotos Antigas E História Do Bairro Hauer ?

0.02