Copa do Mundo FIFA de 1950

Digite pela palavra inteira ou por parte dela: Exemplo: Boqueirão, Boque, Boq, Praça, Praca...



Copa do Mundo FIFA de 1950

Copa do Mundo FIFA de 1950Foto: by CtbaOld

Confira o vídeo Group B Espanha x USA no Durival de Brito em 1950

Confira o vídeo Group B Espanha x USA no Durival de Brito em 1950

Publicidade:


Foto Antiga com efeito Sepia:

Copa do Mundo FIFA de 1950

Foto Original:

Copa do Mundo FIFA de 1950

Gostou deste site, compartilhe com seus amigos!

A Copa do Mundo FIFA de 1950 foi a quarta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol. Ocorreu de 24 de junho a 16 de julho. Foi sediado no Brasil, tendo partidas realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os estádios já estavam prontos na época, devido à paixão dos brasileiros por futebol. O Brasil foi escolhido por unanimidade como anfitrião na época, sendo um sucesso no sentido de infraestrutura a instalações e exemplo para o mundo.

Muitos atribuem essa situação a Getúlio Vargas e sua administração, que incentivava o esporte como extensão da educação, e a sua capacidade de gerir a coisa pública. Contudo, deve-se destacar que o Brasil viu, em 1947, a Fifa adiar a competição em um ano para que as seleções da Europa pudessem se reestruturar – a Segunda Guerra Mundial arrasou o continente e deixou o mundo sem Copas desde 1938. Foi, inclusive, por causa dos efeitos do conflito que a entidade decidiu levar o Mundial para a América do Sul e o Brasil, como candidato único, foi o eleito.




A CBF, antiga CBD, não colocou empecilhos na decisão da Fifa de adiar em um ano a competição. E, mesmo com 12 meses a mais para entregar os estádios, o Brasil conseguiu se complicar. Não havia exigências com transporte, aeroportos, hospitais ou outros itens de infraestrutura. O único pedido era estádios “padrão Fifa”. O caderno de encargos da entidade não tinha 420 páginas como hoje. A Fifa só pedia arquibancadas para no mínimo 20 mil torcedores, alambrados, cabines para a imprensa e autoridades e túneis interligando os vestiários ao gramado.

A Presidência da República chegou a formar a “Comissão de Estádios”, mas, mesmo assim, nenhum ficou pronto com antecedência – nem o Pacaembu, inaugurado em 1940, considerado moderno à época e que havia passado por uma ampla reforma.

Em março de 1950, por exemplo, foi feito o calçamento no entorno do estádio para acabar com a lama que se formava nos dias de chuva, reformado o sistema de drenagem do gramado, foram abertos dois novos portões para facilitar a entrada e a saída do público e construído um ambulatório médico. Em 1.º de junho de 1950, 23 dias antes da abertura da Copa, no entanto, vistoria feita pelo presidente da Federação Italiana de Futebol e delegado da Fifa, Ottorino Barassi, constatou que o tamanho do gramado não era adequado, assim como a área da imprensa. 1



Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 7 delas europeias (Itália, Suécia, Suíça, Espanha, Iugoslávia, Inglaterra e Escócia), 7 americanas (Brasil, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos e México) e 2 asiáticas (Turquia e Índia).

A seleção da Inglaterra fazia a sua primeira participação na competição. A edição teve três grandes goleadas: Uruguai 8 a 0 Bolívia, Brasil 7 a 1 Suécia e Brasil 6 a 1 Espanha. Os destaques dessa Copa foram: Roque Máspoli, Obdulio Varela, Alcides Ghiggia e Juan Schiaffino do Uruguai e Ademir de Menezes, Zizinho, Jair da Rosa Pinto e José Carlos Bauer do Brasil.



Durante a década de 1940, não houvera a realização das copas previstas, pois a tragédia da Segunda Guerra Mundial mobilizara o mundo para o esforço de guerra e impedira a realização dos certames. A Federação Internacional de Futebol, entretanto, permanecera mobilizada e, tão logo quanto foi possível, tratou de marcar a disputa da IV Copa em um país fora do continente europeu, que ainda encontrava-se em reconstrução. O Brasil foi, então, o país escolhido.

Para a ocasião, foram construídos estádios, dentre eles o Maracanã, que, na época, era o maior do mundo. Ao longo da competição, as equipes da Índia, Turquia e Escócia desistiram; o grupo 4 ficou com apenas duas seleções: Uruguai e Bolívia. A partida direta entre eles teve, por resultado, 8 a 0 para os uruguaios.

A Copa do Mundo FIFA de 1950 não teve uma final oficialmente. As quatro equipes que se classificaram em primeiro em seus grupos formaram um novo grupo e disputaram partidas entre si. A Espanha e a Suécia foram goleadas pelo Brasil e eliminadas por placares apertados pelo Uruguai. A última partida era coincidentemente entre o primeiro e o segundo colocados, que até então não haviam perdido na competição. A última partida da copa ficou conhecida como Maracanaço e contou com o maior público de todas as partidas de todas as copas: 199.854 pessoas.

Ela ocorreu em 16 de julho no Estádio do Maracanã. O Brasil, embalado pela excelente campanha, pelo apoio da torcida, pela liderança e pelo elenco vitorioso, abriu o placar aos 47 minutos com gol de Friaça. O Uruguai, dezenove minutos depois, empatou a partida com Schiaffino. O empate daria o título do campeonato aos brasileiros. Entretanto, aos 79 minutos, Ghiggia virou o placar para os uruguaios, dando o segundo título ao Uruguai. Esta partida é considerada uma das maiores decepções da história do futebol brasileiro.

Fonte: Wikipedia



Ei, ajude a identificar a imagem acima, deixe seu comentário e participe com seu conhecimento e marque seus amigos para que eles possam receber este conteúdo também:

Filtro por Categoria

Aeroporto Internacional Afonso PenaÁgua VerdeAlto CajuruAniversário de CuritibaAniversário do Atlético ParanaenseAntes e DepoisAntigamenteAntigo Mercado Municipal de CuritibaAssociação Comercial do ParanáAtletibaAtualidadesAv Presidente KennedyAv Vereador Toaldo TúlioAvenida Cândido de AbreuAvenida João GualbertoAvenida Marechal FlorianoAvenida República ArgentinaBairro AltoBairro LindóiaBairro OrleansBancos em Curitiba AntigamenteBarreirinhaBatelBebidas AntigasBiblioteca Pública do ParanáBoqueirão AntigamenteBosque AlemãoBosque do Papa Memorial PolonêsBosque GutierrezBrinquedos AntigosCajuruCalçadas Antigas de CuritibaCampina do SiqueiraCampo CompridoCantores e Compositores PopularesCapão RasoCarros AntigosCatedralCentroCentro CívicoCICCinemas de CuritibaClube Atlético Paranaense AntigamenteCoisas que EmocionamColégio Estadual do ParanáColégios e Escolas AntigamenteCouto Pereira Estádio AntigamenteCuritiba 300 anosCuritiba AntigamenteCuritiba vista por fotos aéreasDanceteriasDocumentos, Jornais AntigosDom BoscoDrogarias e Farmacias Antigas de CuritibaEdifício AsaEmaterEmbalagens de produtos antigas de CuritibaEstação Rodoferroviária de CuritibaEstádio Joaquim Américo Baixada do AtléticoFerroviaGuairaHospitais Antigos de CuritibaIgrejasJardim BotânicoLargoLargo da OrdemLinhas de Ônibus de AntigamenteLojas e Empresas Antigas de CuritibaMemorial UcranianoMercêsMuseu FerroviárioMuseu Oscar NiemeyerMuseu ParanaenseNeve em Curitiba em 1975Ópera de Arame Pedreira Paulo LeminskiPalácio AvenidaPapa João Paulo II em CuritibaParque BariguiParque Regional do IguaçuParque São LourençoParque TanguáParque TinguiPasseio PúblicoPinheirinho AntigamentePolicia RodoviáriaPortãoPraça 29 de MarçoPraça Carlos GomesPraça do JapãoPraça GaribaldiPraça General OsórioPraça Generoso MarquesPraça Rui BarbosaPraça Santos AndradePraça TiradentesPraça ZacariasProduto que já foi sucessoPropagandas AntigasPropagandas Antigas de CuritibaRecanto dos PapagaiosRestaurantes Antigos de CuritibaRio BelémRua Carlos de CarvalhoRua Comendador AraújoRua Dr MuricyRua Marechal DeodoroRua XV de NovembroRuas do CentroSanta FelicidadeSedes da Prefeitura de Curitiba AntigamenteSeminárioShoppingSitio CercadoTaxis de Antigamente em CuritibaTeatro GuaíraTeatro PaiolTerminal GuadalupeTimes de Curitiba de AntigamenteTorre Panorâmica Brasil TelecomUniversidade Federal do ParanáUniversidade Livre do Meio AmbienteVideo Curitiba AntigamenteVideos Antigos de CuritibaVideos Antigos para RelembrarVídeos Curitiba AntigaVila CapanemaVila Nossa Senhora da Luz dos PinhaisVila OficinasVila Velha


Veja outras fotos da mesma categoria

Curitiba Antigamente - Rio Barigui 1956 Local hoje é o estacionamento do CarrefourCuritiba Antigamente - Estação Ferroviária RVPSC de Curitiba em Julho de 1989Curitiba Antigamente - Cade Mamãe, Cade Papai, os dois morreram não voltam mais, Quem Lembra dessa música que eu chorava quando ouvia quando criançaCuritiba Antigamente - População de Curitiba Antigamente 
desde o ano 1780 até o ano 1900Curitiba Antigamente - Sabe aquela foto antiga de Curitiba que esta no fundo do Baú compartilhe conoscoCuritiba Antigamente - Tabela com horários do Colégio Dom Bosco de 1987Curitiba Antigamente - História de Curitiba Origem do 
nome e fundação em 29 de março de 
1693Curitiba Antigamente - Ubaldino do Amaral e Amintas de Barros foto de 1932Curitiba Antigamente - Rio Barigui 1957 Moinho de madeira na propriedade da família ZiliottoCuritiba Antigamente - Foto Aérea da Rua XV de Novembro durante desfile em Homenagem ao Presidente Dutra no final da década de 40Curitiba Antigamente - Alto São Francisco e Praça Garibaldi AntigamenteCuritiba Antigamente - Desfile do Corpo de Bombeiros do 
Paraná em 21 de abril de 1946


Quem Somos Contato Política de Privacidade

Todos os Direitos Reservados, 2012 - 2018