História de Curitiba Origem do nome e fundação em 29 de março de 1693

Digite pela palavra inteira ou por parte dela: Exemplo: Boqueirão, Boque, Boq, Praça, Praca...



História de Curitiba Origem do nome e fundação em 29 de março de 1693

História de Curitiba Origem do 
nome e fundação em 29 de março de 
1693origem curitiba historia nome fundação ambiente epoca Vila Nossa Senhora dos Pinhais Portugueses

A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, hoje nome de praça na cidade.

A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, hoje nome de praça na cidade.

Publicidade:


Foto Antiga com efeito Sepia:

História de Curitiba Origem do 
nome e fundação em 29 de março de 
1693

Foto Original:

História de Curitiba Origem do 
nome e fundação em 29 de março de 
1693

Gostou deste site, compartilhe com seus amigos!

Em 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme, ao coroar os apelos de paz, quietação e bem comum do povo, promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas. Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, depois Curitiba.

ORIGEM DO NOME

A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, hoje nome de praça na cidade. Ele foi, provavelmente, a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente da cidade, iniciando uma tradição pela qual Curitiba hoje é reconhecida internacionalmente.

Já naquela época, o ouvidor determinou aos habitantes que tivessem determinados cuidados com a natureza. O corte de árvores, por exemplo, só poderia ser feito em áreas delimitadas. E os moradores ficavam obrigados a limpar o Ribeiro (hoje Rio Belém), a fim de evitar o banhado em frente à igreja matriz. O ouvidor Pardinho estabeleceu também que as casas não poderiam ser construídas sem autorização da Câmara e deveriam ser cobertas com telhas. As ruas já iniciadas teriam de ser continuadas, para que a vila crescesse com uniformidade.

Esquecida pelos governantes da Capitania de São Paulo, Curitiba passou por um período de extrema pobreza. A prosperidade só viria a partir de 1812, com o tropeirismo. Ponto estratégico do caminho do Viamão a São Paulo e às Minas Gerais, o povoado viu crescer o comércio com a passagem dos tropeiros.

O aluguel de fazendas para as invernadas transferia os habitantes do campo para o povoado. Surgiram lojas, armazéns e escritórios de negócios ligados ao transporte de gado. Junto com o desenvolvimento, em 1853 foi conquistada a emancipação do Paraná. Curitiba se tornou capital, dona de seu destino.

Curitiba é uma palavra de origem Guarani: Kur yt yba quer dizer grande quantidade de pinheiros, pinheiral, na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território. Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucária Angustifolia, o pinheiro-do-Paraná. A árvore adulta tem a forma de uma taça. Sua semente é o pinhão, fonte de proteína e alimento de grande consumo, in natura ou como ingrediente da culinária regional paranaense. O pinhão servia de alimento a um pássaro também encontrado em grande quantidade no começo da ocupação do território: a gralha-azul (Cyanocorax Caeruleus). De corpo azulado e cabeça preta, a gralha-azul, diz uma lenda, colhia o pinhão com o bico e o enterrava no solo para consumo posterior. Desses pinhões enterrados acabavam nascendo novos pinheiros.

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br



Ei, ajude a identificar a imagem acima, deixe seu comentário e participe com seu conhecimento e marque seus amigos para que eles possam receber este conteúdo também:

Filtro por Categoria

Aeroporto Internacional Afonso PenaÁgua VerdeAlto CajuruAniversário de CuritibaAniversário do Atlético ParanaenseAntes e DepoisAntigamenteAntigo Mercado Municipal de CuritibaAssociação Comercial do ParanáAtletibaAtualidadesAv Presidente KennedyAv Vereador Toaldo TúlioAvenida Cândido de AbreuAvenida João GualbertoAvenida Marechal FlorianoAvenida República ArgentinaBairro AltoBairro LindóiaBairro OrleansBancos em Curitiba AntigamenteBarreirinhaBatelBebidas AntigasBiblioteca Pública do ParanáBoqueirão AntigamenteBosque AlemãoBosque do Papa Memorial PolonêsBosque GutierrezBrinquedos AntigosCajuruCalçadas Antigas de CuritibaCampina do SiqueiraCampo CompridoCantores e Compositores PopularesCapão RasoCarros AntigosCatedralCentroCentro CívicoCICCinemas de CuritibaClube Atlético Paranaense AntigamenteCoisas que EmocionamColégio Estadual do ParanáColégios e Escolas AntigamenteCouto Pereira Estádio AntigamenteCuritiba 300 anosCuritiba AntigamenteCuritiba vista por fotos aéreasDanceteriasDocumentos, Jornais AntigosDom BoscoDrogarias e Farmacias Antigas de CuritibaEdifício AsaEmaterEmbalagens de produtos antigas de CuritibaEstação Rodoferroviária de CuritibaEstádio Joaquim Américo Baixada do AtléticoFerroviaGuairaHospitais Antigos de CuritibaIgrejasJardim BotânicoLargoLargo da OrdemLinhas de Ônibus de AntigamenteLojas e Empresas Antigas de CuritibaMemorial UcranianoMercêsMuseu FerroviárioMuseu Oscar NiemeyerMuseu ParanaenseNeve em Curitiba em 1975Ópera de Arame Pedreira Paulo LeminskiPalácio AvenidaPapa João Paulo II em CuritibaParque BariguiParque Regional do IguaçuParque São LourençoParque TanguáParque TinguiPasseio PúblicoPinheirinho AntigamentePolicia RodoviáriaPortãoPraça 29 de MarçoPraça Carlos GomesPraça do JapãoPraça GaribaldiPraça General OsórioPraça Generoso MarquesPraça Rui BarbosaPraça Santos AndradePraça TiradentesPraça ZacariasProduto que já foi sucessoPropagandas AntigasPropagandas Antigas de CuritibaRecanto dos PapagaiosRestaurantes Antigos de CuritibaRio BelémRua Carlos de CarvalhoRua Comendador AraújoRua Dr MuricyRua Marechal DeodoroRua XV de NovembroRuas do CentroSanta FelicidadeSedes da Prefeitura de Curitiba AntigamenteSeminárioShoppingSitio CercadoTaxis de Antigamente em CuritibaTeatro GuaíraTeatro PaiolTerminal GuadalupeTimes de Curitiba de AntigamenteTorre Panorâmica Brasil TelecomUniversidade Federal do ParanáUniversidade Livre do Meio AmbienteVideo Curitiba AntigamenteVideos Antigos de CuritibaVideos Antigos para RelembrarVídeos Curitiba AntigaVila CapanemaVila Nossa Senhora da Luz dos PinhaisVila OficinasVila Velha


Veja outras fotos da mesma categoria

Curitiba Antigamente - Curitiba Sem ônibus Hoje - Greve de ônibusCuritiba Antigamente - População de Curitiba Antigamente 
desde o ano 1780 até o ano 1900Curitiba Antigamente - Curitiba AntigamenteCuritiba Antigamente - Viaduto da Rua João Negrão vista da 7 de setembro Ponte PretaCuritiba Antigamente - Cade Mamãe, Cade Papai, os dois morreram não voltam mais, Quem Lembra dessa música que eu chorava quando ouvia quando criançaCuritiba Antigamente - Ubaldino do Amaral e Amintas de Barros foto de 1932Curitiba Antigamente - História de Curitiba Origem do 
nome e fundação em 29 de março de 
1693Curitiba Antigamente - Casa Modernista Bernardo Kirchgassner projetada por seu Irmão em 1936Curitiba Antigamente - Foto do Studio 1250 na avenida 
Paraná 1250 na década de 90 onde 
hoje é o WallmartCuritiba Antigamente - Foto Aérea da Rua XV de Novembro durante desfile em Homenagem ao Presidente Dutra no final da década de 40Curitiba Antigamente - Hino de CuritibaCuritiba Antigamente - Desfile do Corpo de Bombeiros do 
Paraná em 21 de abril de 1946

Quem Somos Contato Política de Privacidade

Todos os Direitos Reservados, 2012 - 2020