Data oficial da fundação de Curitiba

Data Oficial da Fundação de Curitiba é 29 de março de 1693

A data oficial da fundação de Curitiba, que começou a ser adotada a partir de 1906 até hoje, é 29 de março de 1693. Esta data também se refere à data da fundação da Câmara Municipal, segundo pesquisadores, pode haver algum conflito nestas datas, pois não se funda uma cidade no mesmo dia da fundação da Câmara Municipal.

Outros eventos para a Data oficial da fundação de Curitiba

Outros eventos com datas marcadas podem ser consideradas o dia da fundação de Curitiba, como a instalação do Pelourinho em 4 de novembro de 1668, existem ainda outras possíveis datas como 1654, Existência de um mapa da vila de Curitiba que teria sido fundada oficialmente pelos portugueses em 1648 próximo onde hoje é o Bairro Alto e também em 1650 nas margens do Rio Atuba existia uma Capela com o nome Nossa Senhora da Luz.

Os europeus por volta das primeiras décadas do século XVI travavam uma guerra com os povos indígenas, habitantes do Sul e Sudeste, pois estavam em busca de ouro e pedras preciosas e índios para tornar escravos.

Expedições de Pero Lobo em 1531

Foi relatado que os campos de Curitiba pode ter sido descoberto pelas expedições de Pero Lobo em 1531, que partiu de Cananeia em busca de ouro e prata na região dos Incas, pois seguiam uma trilha indígena que passava perto da cidade de Ponta Grossa. Em meados do século XVI, Surgiram os primeiros boatos, da existência de minas de ouro e prata nos campos de Curitiba.

Em uma expedição, para subir os rios e atingir o planalto em busca de riquezas como ouro e outros metais preciosos, Ébano Pereira em 1649, foi o comandante desta expedição de exploração, com a ajuda de recrutas da Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá, estabelecidos à margem do Rio Atuba, onde hoje é o Bairro Alto e Vila Perneta, onde mais tarde, mudaram se para as margens do Rio Ivo, onde hoje é o Centro de Curitiba.

Instalação do Pelourinho de Curitiba em em 4 de Novembro de 1668

Com a instalação do Pelourinho em 1668, não foi foram eleitas às autoridades publicas para a instalação da justiça, regra necessária para que o povo passasse a condição de vila, estas primeiras eleições somente ocorreu em 29 de março de 1693. Evento promovido pelo Capital Povoador Matheus Leme. Aquele pequeno povoado começou a partir desta data a condição de Vila, passando a se chamar Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e mais tarde em 1701 começara então a se chamar vila de Curitiba e já possuía 1400 habitantes.

Data oficial da fundação de Curitiba

Para alguns pesquisadores, não existe uma Data oficial da fundação de Curitiba, pois essa data pode ser escolhida por alguém da época, embora existam algumas regras do direito Português que para a fundação de uma vila é instalado um Pelourinho como marco de fundação.

Um Comentário on “Data oficial da fundação de Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>